Imagem

Fui lá e flanei!

Primeiro não tem como não agradecer todo mundo que leu, comentou e deu dica. Tanto no Facebook quanto por aqui, foram tantos comentário que fiquei surpresa e feliz que tem um monte gente lendo e gostado do blog. Esse feedback só me faz querer escrever mais e flanar mais por Bergen.

E por falar em flanar… flanei. Na verdade não sei bem se foi flanar, mas fui num café e fiquei lá uma hora inteira! Li revista, observei a loja, os funcionários e os outros clientes e também o que tinha do lado de fora. E quase não usei o telefone, apesar de ter wi-fi, para mergulhar melhor na experiência.

Comecei quebrando a regra do FourSquare e escolhi um café que já conhecia por dois motivos: localização e simbolismo.

Localização, não porque era perto de mim, mas porque era perto da loja que fui comprar o bloquinho de ideias e afins! O bloco foi ideia da Ana nos comentário e foi muito pertinente e me ajudou bastante.

Simbolismo porque o café é na verdade uma loja/café chamada Chillout Travel Centre. Como o nome sugere é uma loja de descanso para viajantes/mochileiros. Pareceu-me justo começar a explorar por aqui.

O lugar é de fato inspirador. Mochilas, tênis de trilha, garrafas e todas as traquinas que os mochileiros precisam ou venham a precisar. Adrentando a loja ainda vemos mais duas salas. A primeira é coberta de guias turísticos de todos os lugares de mundo e a última é um chill out mesmo, sofás e almofadas para você ler, estudar ou descasar. Achei que não estava pronta para essa sala ainda e fui pro café.

Parte da Loja

Parte da loja

 

Parte da loja

Parte da loja

 

Sentei no sofá pedi um café e uma fatia de chocolate chilli cake. Tudo em norueguês pra colocar em prática o que aprendi até agora e fiquei feliz porque veio tudo certo. O café era um “chá-fé” horroroso daqueles que a gente nunca encontra no Brasil, mas deve ser do jeito que eles tomam aqui. Não pedi um expresso, e talvez esse tenha sido o meu erro. Já o bolo… Eu já conhecia e por isso, quando vi ele lá, fui direto pra ele. É quase um brownie e o chilli dá mais um sensação de comichão do que ardência. E é maravilho: o bolo e a sensação. Nunca comi nada igual, é mesmo indescritível, pois não é como aqueles chocolates com pimenta, nem tem nada de salgado. Só comendo mesmo.

 

Café, bolo e anotações.

Café, bolo e anotações.

O menu não é grande mas você encontra uma boa seleção de “almoço norueguês” – norueguês não almoça como a gente – com sanduíches e lanches saudáveis. O preço, principalmente falando da Noruega, é muito em conta.

Enquanto devorava o bolo, comecei a reparar nas coisas e pessoas ao meu redor. O lugar, super casual, possui mesas que são baús antigos e toneis revestidos com corda e cadeiras que são bancos e sofás numa descoordenação elegante. Não há uma divisória do que é café e loja, então de uma lado tem mochilas, do outro redes e revistas de viagem. Através de uma grande janela vemos um prédio de vidro do jornal local. Parece bem moderno, mas a data diz que é de 1888.

Vista da Janela

Vista da Janela

Na mesa do lado 3 meninas conversam e não consigo entende-las, mas presto mais atenção no livro que uma delas tem sobre a mesa. A capa bem geométrica e colorida parece um livro de design ou mais um  daqueles livros hipster na moda. Era Paulo Coelho, o que mais tarde vim a saber que não era o livro, o Alquimista, e sim uma agenda: Alkimi. E descobri também que a ilustrações são da Catalina Estrada que até então eu nunca tinha ouvido falar.

Confesso que observei com olhares tímidos, ainda com muita vergonha. As fotos também foram acanhadas e por isso estão um pouco trêmulas, mas resisti, e fiquei enquanto uns saiam e outros entravam. Nunca ficou vazio, mas pareceu cheio quando um grupo maior chegou falando alto. Cortou muito o clima de pertencer. Deu vontade de sair e ir embora, parecia que não me queriam mais ali.

Foi quando o bolo acabou e pedi um pedaço extra pra trazer por Bjørn. Nesse momento já tinha passado uma hora. Uma hora em que fiquei comigo e com meu futuro e próximo roteiro de viagem. Foi melhor do que pensei e não tão chato. Gostei tanto que já tô pensando no passeio da semana que vem. Vou continuar seguindo as dicas dos comentário e acho que vou no cinema aproveitar as indicações do Oscar.

E de curiosidade, tem dois noruegueses concorrendo: melhor direção

com Morten Tyldum em“The Imitation Game”, e melhor curta de animação com Torill Kove em “Me and My Moulton”.

Obrigada por lerem e fazer desse blog um hobby bem legal 🙂

 

 

 

6 comentários sobre “Fui lá e flanei!

  1. boulinha disse:

    Aeeeeee! Eu queria comentar sobre o seu 1o dia de flanar mas eu gostei mais de saber que você já ta falando norueguês!!!!!pode já mandar um áudio no zap zap hehehe
    Amei o lugar, parece aconchegante. E ainda bem que vc não colocou foto do bolo inteiro porque só pela sua descrição, eu já fiquei com vontade! #gordices
    Sobre o cinema, ainda não vi esses ai q vc falou mas assisti agora o whiplash e relatos selvagens. Adorei os dois.
    Um beijo em vcs!

  2. Eliana Sa Barretto disse:

    É isso aí Gaby… aproveita pois todos os lugares tem sempre coisas boas e coisas ruins… Eu fiz a grande besteira de não aproveitar Cingapura quando morei lá e hoje em dia me arrependo. Por isso te digo de conhecimento próprio que todos lugares por pior que até possam parecer tem sempre um lado muito bom.
    Olhe, curta, pesquise e guarde tudo bem guardado pois um dia isso serão meras lembranças mas que você vai poder passar para seus filhos (se D’s quiser!!!) e para outras pessoas que talvez sejam ajudadas pelo que você passou e viveu!!! Se alguém tivesse me mostrado que tudo tem dois lados eu talvez tivesse aproveitado mais minha vida em Cingapura!!! Bjss

Deixe um comentário

