Vídeo

Estações

Na escola a gente aprende sobre clima, tempo e sobre as quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. A gente cresce ouvindo falar desse tal de inverno mas aos poucos vamos percebendo que em país tropical não é bem assim. No Rio de Janeiro temos verão e menos verão e é isso. Os cariocas juram que 20ºC é inverno, mas só enganamos a nós mesmos.

Outra coisa que aprendemos no Brasil é sol nasce as 6/6:30 e se põe as 18:30/19h. E ao meio dia a gente sabe o que sol tá a pino quando nosso cucurutos começam a ficar bem quente e bem no meio do céu.

Aí você vem morar no fim do mundo na Noruega e descobre um novo significado para as estações. É quem nem quando se vai no museu pela primeira vez e vemos todas aquelas telas que antes só existiam nos livros, mas agora elas estão bem na sua frente, em tamanho real. Você pode até tocar, só não faz porque o guardinha tá ali, mas poderia.

Eu ainda não vi todas as estações do ano aqui. Cheguei no outono, e só me toquei que era outono quando no jornal anunciavam que o inverno estava chegando. WTF? Ainda não era inverno? Isso significa que vai ficar mais frio? Passado o susto e a aceitação, comecei a perceber o que era o outono que eu tinha aprendido na escola, o frio chegando, as flores morrendo, as arvores ficando carecas… e as cores! os marrons e tudo ficando mais cinza.

E o inverno chegou, as temperaturas baixaram ainda mais e aqui eu aprendi que quanto mais sol, mais frio. Quanto mais lindo e azul estiver o céu, pode ter certeza que vai estar um frio da p**ra. Então, aqui, quando o sol esta a pino, ele não esta no seu cucuruto e muito menos esquentando alguma coisa.

Aqui, outra coisa que não acontece, é o sol estar sobre a sua cabeça. Nem no verão. Aqui o sol não esquenta sempre, nem nasce as 6 nem se põe as 7. O sol nasce 9h e se põe 16h no inverno. Isso é quando ele consegue aparecer por entre as nuvens e a chuva.

Tudo isso pra dizer que quando o sol desponta por aqui, todo mundo fica feliz, todo mundo vai pra rua, todo mundo canta e dança de felicidade. E a previsão da semana toda é sol aberto e mínima de -4ºC. E eu não podia estar mais feliz.

E por falar em felicidade, o que mais divertido que uma boa música pra alegrar esses momentos?

Razika é uma banda de meninas aqui de Bergen que cantam em norueguês e fazem um ska bem animado. Elas vão lançar o terceiro cds e vai rolar uns shows por aqui. Estou ansiosa. Essa música é do disco “Verdens beste by” e se chama Oslo, a cidade, e fala de como a “cidade parece ser boa, mas não é pra mim. É bom saber que você está aí, mas vou voltar.” E o clipe é um cara correndo de volta pra Bergen. É como se fosse uma comparação do Rio com SP. São Paulo é maneiro, mas o Rio é muuuuito melhor! 🙂

Espero que gostem!

Anúncios

4 comentários sobre “Estações

  1. boulinha disse:

    Hehehe adoro saber essas “rivalidades” dentro dos países.
    E acho que no inverno o sol ir embora as 16hs é tranquilo hein? Não? Achei q durasse bem pouco.

    E skazinho é sempre bom de ouvir!!!!!!

    Bjs nos 2

    • Paula, ele sai as 16h quando tem sol, mas aqui em Bergen chove bastante então quando esta nublado, 15h já tá noite. E é bem estranho pq sua mente esta condicionada a achar que escuro é noite. Demora um pouco pra acostumar.
      E fora isso, apesar da cidade funcionar normalmente, tudo começa a fechar mais cedo, pontos turísticos e “tours” deixam de funcionar pq é baixa temporada. Como aquela Igreja da foto, só “funciona” de maio até setembro. o resto do ano fica fechada.
      Eu estou muito empolgada pra ver a transformação da cidade no verão.

  2. Eliana Sa Barretto disse:

    Amei Gaby… Tem toda razão e quando me casei em Dezembro eu peguei -15 graus… O dia durava de 10 da manhã as 4 da tarde mas depois vem o contrário… sol a meia noite….aguarde o verão enquanto curte o
    “Friozinho” que aqui tá um calor “da peste”!!! Bjsss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s