Como pedir um café em norueguês.

Mais difícil que pedir um café em norueguês – “jeg vil gjerne ha en koppe kaffe“, é pedir um bom café na Noruega. O café coado daqui é chá-fé, o expresso é curto e o café com leite é o chá-fé com leite. Nessa horas eu queria ser rata de Starbucks pois saberia como pedir meu café internacionalmente. Minha próxima tentativa será um “Latte” e acho que vou acertar.

Foi mais um dia que tentei flanar só que dessa vez realmente me perdi. Escolhi o lugar através do FourSquare, mas a bateria acabou enquanto tirava fotos. Mesmo sem endereço não desisti, fui caminhando pelas ruelas e escolhi um café com mais cara de rústico e menos cara de turístico. Parei no recém aberto “Vårgen”. E é impressionante o quanto você descobre sobre as pessoas e lugares apenas observando.

Como eu disse, recém aberto, pois ainda arrumavam prateleiras e itens a venda. Os funcionários, um homem e uma mulher, são um casal: ele norueguês, mas ela não. E, a julgar pela aparência e o doce que comi, tipo uma massa folhada aberta, recheada meia com um creme de ovos e meia blueberries, diria que ela é portuguesa. Ele, desatento, se queimou na barriga com a maquina de café. Ela tenta aprender o norueguês e sabe um pouco, mas sempre acaba no inglês. Eles são na deles, mas simpáticos e atenciosos. E se esforçam pra montar a loja, que apesar de recém aberta, você percebe que é focada na arte do café, com muitas e diferentes cafeteiras a venda e em exposição, assim como sacos de café que fazem parte de decoração e cafés diferentes a venda, que eles moerão não hora se você quiser, e pra completar, um moedor de café industrial gigante. Um café com muito potencial.

Mas voltando ao café, meu erro foi pedir um expresso, que só então descobri que aqui é um expresso curto, como disse. E se você quiser um expresso como o do Brasil, tem que pedir um double. Bjørn ta me dizendo aqui que varia, que alguns servem o expresso italiano, que é esse curto, outros servem a medida do Nespresso… Ou seja, na dúvida peça um Latte.

E a semana que começou de sol e céu aberto terminou com uma tempestade se aproximando. Frio, chuva e neve (Frase completamente redundante). Então segue umas fotos de como são os dias de sol, e não de calor, por aqui.

IMG_7994 IMG_8002

IMG_7988 IMG_7986

IMG_7884 IMG_7881

E pra não deixar de dar uma dica de boa música, escutem um pouco da Aurora Aksnes. Daqui de Bergen, ela tem de 17 anos e tem uma voz incrível e tá crescendo por aqui. Todas as músicas dela são ótimas e gosto muito de uma chamada Puppet, mas a versão dela para Wrecking Ball da Miles Cirus é de arrepiar!

Anúncios

6 comentários sobre “Como pedir um café em norueguês.

  1. na ultima vez que fui nos eua aconteceu o mesmo: todo coffee shop que eu ia e pedia um espresso, eles falavam q o espresso lá era tirado como ristretto (q é o meso q vc tá chamando de “curto”, só um dedinho). então a opção era ou chafé ou ristretto, e eu só queria um espresso “normal” =P
    no final das contas, fui em meia dúzia de lugares e não achei um do meu agrado

  2. Boulinha disse:

    eu nao curto café e os capuccinos como são? hehehhe
    beijosss

    ps: não curti a música puppet mas curti a voz dela. vou ouvir mais!
    a voz me lembra outra voz. se conseguir descobrir te aviso hehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s