Não tem carnaval mas tem páscoa. 

A páscoa é um dos feriados mais importantes da Noruega. É tão importante quanto o Natal e só fica atrás do Dia Nacional, comemorado dia 17 de maio. É o primeiro feriadão do ano: são cinco dias e meio de folga que começa no meio da quarta-feira, pré “sexta-feira santa”, e vai até segunda seguinte, pós domingo de páscoa. Essa época também marca o início da primavera e, com ela, o fim dos dias escuros, frios e chuvosos (se você não mora em Bergen) e o fim da época de esquiar. Por isso muitos viajam para os “fjels” (montanhas), “gå på ski” (vão esquiar) ou simplesmente relaxar na sua “hytte”, a casa de “campo” deles. Por conta disso a cidade fica deserta. Fica tão deserta que no domingo de páscoa o jornal local até publicou no facebook uma foto do centro cidade vazio com o título “Kom hjem, bergensere! Vi savner dere” ou e bom português “Voltem para casa, Bergenses, estamos com saudades”.

Påskekrim

E, talvez por essa razão, tornou-se muito popular nessa época do ano o estilo “Påskekrimem”, ou thriller de páscoa. Até já falei sobre essa mania norueguesa, mas eu mesma não tinha noção do frisson! As editoras se preparam e todos os lançamentos do gênero chegam nas livrarias fresquinhos para você comprar e ler durante o feriado. Nessa época, pode ter certeza que 8 dos 10 livros mais vendidos  são thrillers e o primeiro deles é o livro mais recente de Jo Nesbø, escritor norueguês mais famoso do mundo.  Só para ilustrar, caso você não o conheça, seu livro Boneco de Neve, o primeiro da série com o detetive Harry Hole, vendeu 10 mil cópias em um ano no Brasil – 25 milhões no mundo todo. Fica a dica, pra ontem, se você gosta do estilo!

E pra dar um exemplo da paixão pelo påskekrim, da embalagem do chocolate típico norueguês até a caixa de leite, tudo vira local para imprimir/ler histórias de suspense.

Påskekrim na caixa de leite.

Påskekrim na caixa de leite.

Chocolate e Ovo ≠ Ovo de Chocolate

Mas nem só de livro sobrevive o homem. Deus também criou o chocolate. Porém aqui eles não comem ovo de chocolate. Tem ovo de chocolate sim, mas não é como no Brasil, com ovos custando o olho da cara, recheados de merreca.

Aqui, a páscoa vai chegando e tudo vai ficando amarelo e cheio de ovos e pintinhos. Ovo para tudo que é lado, de lata, de papel, de gesso, de enfeite, de plástico, dourado, rosa, amarelo …, mas o hábito aqui é comprar um ovo, de um desses materiais que falei, e do tamanho a sua escolha, e entupir de guloseimas – tipo essas balas e chocolatinhos que vendem em lojas de doces.  A vantagem, ou desvantagem – estou decidindo ainda, é que acaba rápido, não fica rolando na prateleira durante três semanas.

Påskeegg - NRK

Påskeegg – NRK

Anúncios

2 comentários sobre “Não tem carnaval mas tem páscoa. 

  1. Ana Carolina Junqueira disse:

    Gabi, de todos os blogs que já li / vi sobre a Noruega, o seu é o de maior caráter informativo, inteligente, divertido e fofo. Já gostei de você pelo nome do blog, que me remeteu aos meus anos “empurrando água”, como dizemos a bordo. Ontem tive o prazer em conhecer a carinha por trás das palavras, ainda mais fofa. Não sei se já escreveu um texto sobre a burocracia brasileira/norueguesa para dar entrada no processo de visto, é uma dúvida frequente das pessoas. É só uma dica! Beijinhos.

    • Ana, adorei conhecer você! Não só porque você divertida, mas também conheci alguém legal através do meu blog! Trocamos ideias, papos, mensagens e agora dicas! Já vou juntar as infos e começar a escrever. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s