Koselig, comida e chuva de minhoca.

Mais uma semana começando e temos mais um “favoritos do face“. Tô achando que vou passar essa coluna para uma sexta-feira. Faz mais sentido ser no fim da semana e não no começo, né? Estou ainda me ajustando a essas ideias de colunas e tudo mais. A verdade é esse blog é construído junto com vocês lendo. Toda vem que penso em desistir de escrever, vem alguém e faz um elogio, ou diz que gostou e aí vou continuando… Enquanto alguém mais além da minha mãe e do meu pai continuarem lendo eu vou escrevendo.

Toda semana, se terça ou se sexta, faço um resumo dos posts que mais fizeram sucesso na página do blog no facebook. Lembre-se de além de clicar no botão de curtir tem que escolher a opção seguir, se não corre o risco de você achar que eu criei a página pra nada, mas tem sempre um post por lá falando das coisas que acontecem por aqui blog e Noruega.

1 – Så KOSELIG

Sabe a gente que fala “que fofo” pra tudo? Então, são os noruegueses com “kos” ou “koselig” ( pronuncia-se  côzelí). A tradução é “aconchegar/aconchegante” e apesar de termos uma tradução que resuma bem, nós não usamos essa palavra tanto quanto os noruegueses. Essa palavra abrange um leque de sensações bem diferentes, mas que acabam dentro da mesma definição. Pode ser abraçar seus amigos ou ver a neve caindo na sua casa da montanha tomando um chocolate quente e vendo um filme de baixo da coberta. Koselig também é um lanche gostoso num café, encontrar alguém que você não vê faz tempo, uma festa. Aquele choppinho de sexta feira, a feira no sábado de manhã, e até o churrasco com os amigos.

Eles mesmos percebem que as vezes exageram um pouco no uso da palavra e fazem piada disso. A NRK, canal estatal, criou uma animação para chamar a atenção para a quantidade de tempo que cada norueguês se aconchega. Esse vídeo foi lançando na Páscoa, feriado em que mais eles ficam em casa e as ruas ficam vazias.  Nele, um pai está feliz com sua família reunida, jogando, tomando cerveja e comendo boa comida e filho responde dizendo que o pai é o melhor pai do mundo. É aí que o pai parece ter um ataque cardíaco, mas na verdade descobrimos que ele esta tendo uma overdose de aconchego e então dizem que 350 mil nórdicos “sofrem” desse problema todo ano e pede para você pensar em quanto você “se aconchega” todo dia.  E, exageros a parte, é bem assim mesmo.

2 – HUSKESTUE 

Dizem que você só domina mesmo uma língua quando já consegue fazer piadas. Ainda não consigo nem entender uma frase inteira, mas como o riso contagia, se tem alguém rindo, você ri e nem sabe do que. Mas aqui tem muito programa de comédia, seja stand up, esquetes, talk shows, espero que logo logo entender tudo!

Ano passado os irmãos Ylvis, que são donos do próprio talk show, ficaram famosos pela música “What does the fox say?” que ganhou zilhões de hits no youtube e eles foram para até na Ellen Degeneres. Os noruegueses também tem sua versão de “Saturday Night Live”, que no caso é quinta e chama-se “Torsdag Kveld.

Huskestue

Outra paixão deles aqui é quiz. Todo barzinho tem uma, toda loja vende joguinhos com temas diferentes e assim vai. Esse programa, Huskestue, junta os dois: comédia e quiz. Não faço ideia de quem são os convidados nem de quem é o apresentador e na maioria das vezes nem sei do que eles estão falando, mas é como dizem, não existe fronteiras na comédia e sempre que vejo dou gargalhadas. Tipo aqueles programas japoneses saca?

Nesse link aqui você pode assistir alguns trechos, mega engraçados, do programa.

3 – Friskadeller

Comida é um outro tópico muito importante por aqui. Comida pronta por aqui só se você é estudante. Todo mundo faz sua comida hjemmelagt, feito em casa. Umas das comidas mais comuns aqui é o kjøttboller, ou almôndegas, servidas com batatas e molho marrom.

frikadeller-almondega-porco-1

Frikadeller – Francinha Cooks

Minha amiga Vivian França tem um blog delicioso de comida. O Francinha Cooks tem receitas pra quem gosta de comer e de cozinhar, super fáceis de fazer. Ano passado ela veio passar as férias na Escandinava e enquanto passeava pela Dinamarca fez um mini-curso de culinária. E lá ela aprendeu a receita de frikadeller, que não deixa de ser um kjøttboller, mas é feito com carne de porco e também é uma delícia. E o melhor, comida nórdica com receita e medidas em português.

4 – CHUVA DE MINHOCA

Por último, em menção honrosa, preciso compartilhar a chuva de minhoca. Acabei não postando no facebook, mas saiu no jornal no Rio e todo mundo veio falar comigo. A verdade é que ninguém sabe o que aconteceu, nem mesmo o biólogo que viu o fenômeno.

Chuva de Minhoca

Reprodução/The Local/Karstein Erstad

A história é a seguinte, um professor de biologia foi passear numa montanha aqui perto de Bergen e reparou que tinha um monte de minhoca na neve. Depois ele constatou que as minhocas não podia ter vindo de baixo porque a camada de neve era muito grande e elas teriam morrido no caminho do solo até a superfície.

As suposições são de que ou uma tromba d’água trouxe as minhocas ou ventos fortes levantaram-as do chão e elas acabaram sendo arrastadas até aqui.

Da maneira como foi ninguém viu acontecendo, mas já aconteceu antes. Os primeiros relatos de chuva de minhoca são de desde 1920 e depois do acontecido da semana passada outras regiões disseram também ter visto as minhocas.

Bergen realmente chove para cacete, essa é a piada da Noruega, mas graças a deus nunca vi chover minhoca!

Ha det bra!

Anúncios

Um comentário sobre “Koselig, comida e chuva de minhoca.

  1. Diana Passos disse:

    Adoro seu blog pois mesmo longe fico curtindo as novidades da terrinha (Bergen). Sem ele como iriamos saber destes detalhes que somente quem esta morando pode saber.
    Maravilhoso e não pode pensar em parar hein!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s