O patriotismo norueguês e o 17 de maio.

Faltam exatos 5 dias para o dia mais importante da Noruega – o 17 de maio, ou o dia Nacional da Noruega. Esse dia é equivalente ao nosso dia da independência mas é na verdade  a comemoração da primeira Constituição norueguesa, escrita após um longo período de união com a Dinamarca. Isso foi lá em 1814 e desde então os noruegueses comemorar esse dia ao redor do mundo. Mesmo. Em algum lugar aí do Rio, por exemplo, com certeza vai ter um grupo se reunindo durante o café da manhã, bem vestidos, com faixas, bandeiras e fitas,  longe da terra natal mais felizes de estarem comemorando.

Comemoração do 17 de maio em Oslo – visitnorway.com

Esse patriotismo eu não vivi. Nunca no Brasil eu comemorei um 7 de setembro. Nunca desfilei pela escola, nem nunca se quer assisti à um desfile. Seja na TV ou ao vivo.  Talvez se minha família fosse de militares, mas nunca foi algo passado de alguma geração para minha. Posso estar me precipitando, mas acho que meus amigos também nunca tiveram.

Aqui todos comemoram. Há algumas semanas que já podemos notar a movimentação para o dia 17. As lojas de encheram de bandeira e fitas para você enfeitar sua casa e você mesmo. Em paralelo, o pequeno, mas bem barulhento, grupo de escoteiros ensaiam os tambores todo fim de semana ao longo da cidade criando uma relação de amor e ódio entre os moradores. E também já vemos as pessoas vestindo as famosas “bunads“, roupas tradicionais, que serão as usadas durante o grande desfile, não militar, que acontece todo ano. Todos estão se preparando para o dia, para o desfile, quase todo mundo desfila, inclusive todo o time de futebol. Já li muito sobre o evento, mas prefiro esperar e ver o que vai ser por mim mesmo. mas o que já é possível ver é a felicidade das pessoas. Elas querem comemorar esse dia. Não é ninguém imprimindo na população essa vontade.  É um evento das pessoas para as pessoas. E o fato de qualquer norueguês, fora da Noruega, querer e comemorar esse dia, diz algo sobre esse patriotismo.

Dicas de Etiqueta para o 17 de Maio

A tradição do dia 17 de Maio começa com o café da manhã e segue para a ruas para ver o “toget“, o desfile. Nós fomos convidados para um “frokost” pelo casal de noruegueses amigos da família do Bjørn. Eles são os mesmos com os quais passamos a véspera de Natal. Ia escrever que eles são os típicos noruegueses, mas na verdade acho que não tem um norueguês que não seja típico. Mas o que quero dizer é que eles são super tradicionais e isso já me deixou um pouco mais ansiosa. Primeiro porque já usei todos meus vestidos e então entrei na paranóia de comprar um vestido para acompanhar o terno do Bjørn. A primeira pergunta é que vestido comprar? Que cor? Que comprimento?  A segunda é se é educado levar alguma coisa de “presente” no dia 17 de maio. E sempre fica aquela dúvida do que fazer ou não fazer durante o evento. Nessas horas sinto falta de um livro de etiqueta. Nossos amigos vão sempre entender que somos estrangeiros, mas não quero ser referencia por essa razão.  Então quem tiver dicas de etiqueta sobre o dia 17 de maio estou aceitando dicas.

De modo geral estamos muito ansiosos porque promete ser um dia longo, bonito, alegre e cheio de novidades. Esperem muitas fotos!

E por falar em fotos, não descobri um maneira inteligente de colocar todas as minhas fotos no blog e por isso estou colocando-as na página do blog facebook e no meu flicker.  ❤


Novas Ideias e Conceitos

Estou atualizando o poste porque recebi várias dicas sobre o “17. mai” e também porque algumas informações estão incompletas.

Eu erroneamente chamei os “buekorps” de escoteiros. O que me explicaram é que eles só se parecem escoteiros devido ao uniforme e a formação, mas eles definitivamente não acampam. Buekorps é um grupo formado por meninos e suas atividades variam desde de prática de esportes, excursões até uma banda marcial. E alguns grupos, são mais de 14 diferentes grupos de buekorps, são mesmo pequenos, mas outros são formados por mais de 50 meninos.  Essa tradição começou em 1800 no país todo, mas hoje permanece só em Bergen. E o que me disseram também é que na verdade quem não gosta deles é quem veio de outras cidades morar aqui!

Buekorps desfilando em frente ao Bryggen - google images

Buekorps desfilando em frente ao Bryggen – google images

Sobre os “bunads” vale ressaltar que é uma roupa muito especifica só usando no 17 de maio, em festas importantes , casamento, batizado e durante a “konfirmasjon”.

Família vestida com bunads - google images

Família vestida com bunads – google images

Sobre a etiqueta da festa, a roupa é bem formal: homens de ternos e mulheres de roupa formal, de preferências nas cores da bandeira, azul marinho, vermelho e branco. Confesso que comprei um creme, colorido, mas sóbrio, com um pouco de azul. E tão importante quanto tudo é a fitinha, ou “sløyfe”.

sløyfe

Agora sim, ha det!

4 comentários sobre “O patriotismo norueguês e o 17 de maio.

  1. Joice Nascimento disse:

    Será meu primeiro ano aqui nessa data, também estou com essas mesmas ansiedades. Vou ficar por aqui espeando as dicas!
    grande beijo!
    amei seu blog

  2. Ana Carolina Junqueira disse:

    Sei que no Rio de Janeiro tem a “The Norwegian Seamen’s Church”, na Gávea, onde eles se reunem pra comemorar, cantar as musicas, tem jogos para as crianças e também bebem muuuuuitooooo…já viu marinheiro não beber?

Deixe um comentário

