Melhores da Semana – 15/05/2015

Agora sim, melhores da semana no fim da semana!

Está sendo um prazer escrever essa coluna hoje. Estou na minha varanda,de camisa e chinelo, pegando um solzinho de 13º, sem vento, e já estou sentindo uma gotinha de suor se formando na minha testa. Já já me levanto para fazer um smoothie de frutas vermelhas.

Ontem foi feriado por aqui e eu fiquei em casa curando a ressaca moral e física depois que a minha privacidade, eu cantando no Karaokê, foi compartilhada pelo meu marido.  Não incentivo o consumo de álcool, mas é como dizem, nenhuma aventura começa com um prato de salada.

Mas vamos ao que interessa, sem dor de cabeça ou taquicardia, os melhores da semana no facebook!

1)  Jeg bor i Bergen – Eu moro em Bergen.

jegboribergen

O meme nórdico foi sensação na net. O pobre menino chora e é consolado  porque, por mais que o verão esteja chegando, nós, os moradores de Bergen, não vamos aproveita-lo tanto quanto o resto do mundo. Bergen é muito conhecida por ser uma das cidades que mais chovem no mundo. Rola até um história que uma vez choveu 236 dias no ano. Fato ou boato, ou não quero nem saber. Claro que não espero um verão carioca por aqui, mas tenho esperança de termos um inverno carioca, clima Terê. O corpo se adapta e qualquer coisa acima de 15º tô concordando que é verão. E vamos nos concentrar nas coisas positivas: 23h o sol ainda está se pondo! ♥

2) Roteiros Ciclísticos na Noruega

10 roteiros para fazer de bike - visitnorway.com

10 roteiros para fazer de bike – visitnorway.com

Também já falei muito por aqui sobre como a Noruega é “very bike friendly“. Muitas ciclovias e muito respeito e educação dos ciclistas e dos motoristas. Pelo menos aqui em Bergen, mesmo já com muitas ciclovias, outras tantas ainda estão sendo construídas para ajudar ainda mais a locomoção entre os bairros, além de incentivo do governo para quem vai trabalhar de bicicleta. Recentemente vi crianças praticando andar de bicicleta no pátio da escola por entre circuitos as vezes estreitos, as vezes curvas fechadas e outras vezes com muitas crianças no mesmo caminho. Nada melhor para dar segurança na bicicleta pra criançada.

Além dessa dica com 10 diferentes e lindos roteiros, você também pode visitar o site Cycling Norway (infelizmente só em inglês) que tem ainda mais dicas sobre passeios de bike: dicas por onde começar, todas, destinos e até pacotes.

3) Noruega é o melhor lugar do mundo para ser mãe.

A ong Save the Children divulgou um relatório que aponta a Noruega o melhor lugar do mundo para ser mãe comparado com outros 179 países e com base em cinco indicadores: à saúde materna, educação, renda e ao status das mulheres.

Os países escandinavos estão nas primeiras posições seguidos de vários países da Europa, sendo a Austrália o único não europeu entre os 10 primeiros. A Somália ficou em último lugar e o Brasil em 77º.

A riqueza do país se mostra muito influente, mas o relatório mostra que a triste realidade da desigualdade social e da mortalidade infantil. Segundo a diretora executiva da Save the Children, Carolyn Miles,  “na Noruega, eles têm riqueza, mas também investem essa riqueza em aspectos como mães e filhos, como prioridade.

Ainda no relatório “estudos recentes no Brasil e na Índia indicam que o índice de mortalidade de recém-nascidos chega a ser 50% mais alto em favelas quando comparado ao de áreas sem favelas”.

4) Fjørsanger

Lindo cavalo na fazenda

Lindo cavalo na fazenda

Não sei dizer ao certo se é o parque, ou se é só o nome da montanha, mas Fjørsanger é um lugar aqui perto de casa lindo de mais. É um parque/montanha com muitas trilhas e caminhos que atrai gente de todas as idades para passear. É muito verde e ás vezes mata fechada, ás vezes espaços amplos com mesas que você fazer um lanche, pic-nic e até churrasquinho. E bem no começo do  caminho tem a fazenda Langegården entra bem mais fácil no clima rural e de cidade pequena, mesmo estando a 15 min do centro da cidade. Tem porcos, galinhas, ovelhas, cavalos e eles ainda vendem ovos orgânicos. Muito amor! E  desde que coloquei as fotos no álbum do facebook todo mundo tá curtindo muito. Vale lembrar que fiz um vídeo lá também. Tá lá no vimeo mas você pode ver aqui também.

Espero que por aqui vocês também gostem do que aconteceu pelo facebook. Lembrando que vocês curtir a página no face e saber antes e também seguir a gente aqui no blog e você vai receber um e-mail quando tiver uma publicação nova. Pode ficar calmo que não são tantos postes assim.

Ha en god helg! Ha det bra!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s