Bem-vindo à… Suécia?

Para quem acompanha o blog sabe que eu sou viciada em séries de TV. Mesmo tendo uma formação cinematográfica, aos poucos fui trocando o cinema pela TV na mesma medida que os programas começaram a ficar mais “ricos” não só nos seus lucros, mas todo o formato mudou e os roteiros ficaram mais elaborados, e a fotografia mais incrível, uma vez que o orçamento de cada episódio aumentava. HBO abriu um caminho para um novo mundo de séries e agora Netflix e Amazon seguem, não necessariamente atrás. Ainda adoro cinema, mas séries virou uma paixão maior.

Toda essa introdução para falar sobre a minha mais nova descoberta no mundo das séries e que tem tudo a ver com mudar de pais e todas as temáticas que tratamos aqui. É um personagem que muda para outro país por amor. Dá pra ser mais parecido? Não dá, porque o personagem é um homem e ele se muda para Suécia, mas tirando isso, qualquer um de nós que saiu do conforto da nossa casa para viver em qualquer pais escandinavo vai se identificar com essa série, em maior ou menor escala.

Welcome to Sweden

Screen Shot 2015-05-19 at 15.30.13

Bruce Evans é um contador americano, morador de Nova York, e que trabalha “multiplicando dinheiro” para celebridades. Trabalhava. A primeira cena e ele contando para um cliente que está apaixonado e vai se mudar para Suécia, logo ele não será mais seu contador. O cliente? Amy Poehler “herself”, umas das maiores comediantes atualmente nos EUA. O diálogo, como você imagina, é divertidíssimo.  A cena seguinte já é no aeroporto.

Bruce é interpretado por Greg Poehler, como o sobrenome sugere, é irmão da Amy. Ele, um dos criadores da série, e não a toa, é casado com uma sueca, daí tantas inspirações. Além disso a série possui escritores americanos e suecos, o que faz a série engraçada nas duas línguas, uma vez que, pra quem ainda não percebeu, a definição de comédias paras os dois são bem diferentes.

O roteiro permite muitas participações especiais com o fato de Bruce trabalhar para celebridades, além da irmã Amy, outras celebridades fazem constantes participações especiais, como o também comediante Will Ferrell e o cantor Gene Simmons, do Kiss.

Screen Shot 2015-05-19 at 15.28.54

Estereótipos e verdades

É difícil pensar em outros países e culturas e fugir dos estereótipos, mas a verdade é que muitos são reais, mesmo que a maioria seja exagero. E essa série é cheia deles, mas você vai se identificar com maioria. Você vai pensar, é isso mesmo: também fiquei chocada quando descobri que ia ter que pagar 10 mil coroas para tirar carteira de motorista válida (aqui é ainda mais caro), e mais um monte de outros exemplos que não quero contar para não tirar a graça de você identificar essas situações.

E os “problemas” do Bruce são os “mesmos” que o nossos: adaptar-se à família, os amigos no curso da língua, os amigos locais, as comidas, procurar por trabalho…  mas no final é sempre sobre como é preciso que continuemos sendo quem somos, mesmo que vivendo em outro país.

Não sei o que os suecos pensam sobre a série, talvez não gostem muito, mas como nós brasileiros não gostamos quando tocam em nossos ponto francos. Mas se eu, que me mudei para Noruega achei fácil de identificar, é porque deve ter alguma verdade nisso, né? Talvez por isso não sei se quem for indiferente a essa temática vai achar tão engraçado quanto eu e Bjørn achamos.

“Welcome to Sweden” estreou em julho do ano passada na NBC, e já tem a segunda temporada confirmada para estrear dia 19 de julho. Pela nova foto de divulgação tudo indica que essa nova temporada vai ser sobre Bruce sobrevivendo ao inverno.

Screen Shot 2015-05-19 at 15.26.34

Todas as fotos foram tiradas da página do facebook da série.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s